Alimentação vegetariana é tema da terceira edição do NutriChef Eduvale

Alimentação vegetariana é tema da terceira edição do NutriChef Eduvale

Protagonizada pelos calouros do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré, a competição inspirada no hype televisivo de origem inglesa “MasterChef” aconteceu no dia 21 de maio.

 

As equipes Cogumelas, CucinAmigos, Nutris na Cozinha, Vegan Nutri, Nutritivo – Sabor Decisivo, Arco Íris, Chefs Vegan, Cooking Love, Free Boi, Ki-Nutri, Natural Life, NutriFeliz, Os PANCS e The Four Cheff´s disputaram a conquista pelo título de melhor receita salgada original ou adaptada que se encaixasse nas vertentes do vegetarianos (ovo-lacto-vegetarianos, lacto-vegetarianos, ovo-vegetarianos e veganos).

 

“O vegetarianismo é um estilo de alimentação com base vegetal que exclui carnes e peixes e que pode ou não incluir derivados de origem animal como leite e ovos, por exemplo. Esta alimentação tem como base uma grande variedade de alimentos, o que possibilita a experiência de novos sabores e texturas”, ressaltou a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale.

 

Batata-baroa com cogumelos e queijo cottage artesanal, escondidinho de carne vegetal com brócolis ao molho bechamel, tortinha de grão de bico com ratatouille, esfirra vegana, moranga vegana, torta de legumes, churrasco vegano, nhoque de batata doce ao molho shimeji, feijoada vegana, quibe, panqueca de beterraba, hambúrguer vegetariano, escondidinho de shimeji com taioba e rocambole de grão de bico recheado com brócolis foram as receitas apresentadas pelos grupos.

 

As nutricionistas Ana Paula Ramos e Milena Nespeca integraram o corpo de jurados e avaliaram os trabalhos de acordo com a adequação ao tema, criatividade, sabor, apresentação do prato, explanação sobre os ingredientes utilizados e suas propriedades, organização, preparo, escolha do nome da equipe e principalmente o conteúdo nutricional.

 

“Nosso objetivo no NutriChef é despertar o senso crítico sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis e instigar os alunos ao estudo sobre composição nutricional e sobre a influência dos alimentos na fisiologia celular e sistêmica do corpo humano. Nesta edição tivemos a oportunidade de difundir o conhecimento de hábitos alimentares específicos e restritivos por meio do preparo de receitas vegetarianas”, pontuou Joseane Scavroni, vice-coordenadora do curso.

 

As equipes VeganNutri e Free Boi venceram o III NutriChef Eduvale com as receitas moranga e feijoada veganas e receberam certificados de menção honrosa, exemplares do livro “Tabela de Composição de Alimentos – Suporte Para Decisão Nutricional” de Sonia Tucunduva e também gravarão um episódio especial do programa Sabores da Terra apresentando pelo chef gastronômico Marquito Razzini e transmitido pela emissora Do Vale TV.

 

Todas as receitas serão compiladas em um livro. A obra tem previsão de lançamento para o final do segundo semestre de 2018.

Previous A marca de Roth
Next Faculdade Eduvale promove a VII Semana da Comunicação Eduvale