Avaré: Museu abre mostra sobre a 2ª Guerra Mundial

Avaré: Museu abre mostra sobre a 2ª Guerra Mundial

Medalhas, cartas, capacetes, diplomas, equipamentos e trajes. Desde segunda-feira, 9, está aberta no Museu Municipal Anita Ferreira De Maria a mostra sobre a Segunda Guerra Mundial com o tema “Eixo Roma-Berlim-Tóquio”. Até 4 de maio o público poderá visitá-la, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, no bosque da CAIC. As peças exibidas pertencem ao colecionador Marcus Carmo, que as expõe pela primeira vez.

“Não são meros objetos antigos em um depósito: eles têm uma história para contar. Cada peça, por menor que seja, traz consigo uma vida passada. Cada vida, vivida na maior guerra da história. Quantas e quantas, envolvidas por entusiasmo, tragédia ou esperança! É por isso que o Museu dá início a mais uma série de exposições temáticas: a Segunda Guerra Mundial”, explicou o curador.

A primeira parte da exposição (durante o mês de abril) traz peças dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Na segunda parte da série, peças dos países Aliados serão expostas no mês de maio, em homenagem ao Dia da Vitória (objetos da Inglaterra, França, URSS, EUA, etc). Fechando o ciclo, em junho, exposição de acervo referente à participação do Brasil na Guerra, destacando a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Para cada exposição, cerca de uma centena de peças, entre equipamentos, capacetes, condecorações, correspondências, fotos, moedas, selos, peças de farda, entre outros.

Previous Quem não leu, deve ler!
Next Universitários da Engenharia Eduvale visitam a 24ª edição da FEICON