Maior avião do mundo decola pela primeira vez

Maior avião do mundo decola pela primeira vez

O maior avião do mundo, o Stratolaunch, realizou seu primeiro voo na manhã de hoje, no deserto de Mojave, na Califórnia. O gigante conta com uma fuselagem dupla de 73 metros de comprimento, 117 metros de envergadura, trem de pouso com 28 pneus, possui peso máximo de decolagem de 589,7 toneladas e capacidade para transportar uma carga útil de até 250 toneladas. O projeto é o maior concebido em toda a história da aviação.

Aeronave possuí envergadura de 117 metros e fuselagem dupla

O modelo foi construído para lançar veículos especiais, em especial satélites em diversas órbitas e cargas espaciais pesadas. O intuito é reduzir os custos com lançamento, já que o Stratolaunch poderá se movimentar para qualquer parte do globo para se posicionar no melhor local para o lançamento.

Projeto foi concebido para lançar cargas espaciais. Na ilustração proposta para transporte do veículo tripulado DreamChaser, da SNC.

DERIVADO DO 747-400

O estranho avião foi construído a partir de dois Boeing 747-400, que forneceram os seis motores Pratt & Whitney PW4056, os dois cockpits e todo o deck tripulado, suíte de aviônicos, o complexo sistema de trem de pouso, entre outros. Os engenheiros optaram por uma versão que utilizasse o máximo de componentes e sistemas existentes para reduzir os custos de produção e manutenção. O cockpit tripulado fica na fuselagem direita, onde as equipes técnicas trabalham. O lado esquerdo, por ora, está vazia e sem pressurização.

 

Fonte: Aero Magazine | UOL

Previous Como ligações telefônicas de robôs se tornaram um problema mundial
Next O Google que tudo sabe (II)