Nossa vida contada por meio dos aromas

Nossa vida contada por meio dos aromas

Tecnicamente, podemos fazer a definição do odor da seguinte maneira: “O mesmo que cheiro, a percepção do olfato”. Ainda é importante sabermos que, ao estudo dos odores, dá-se o nome de osmologia.

Os cientistas apontam que o olfato foi o responsável por fazer com que os nossos ancestrais aprendessem a caçar ou fugir, pois nem sempre conseguiriam enfrentar o alvo pretendido.

Disso, podemos constatar que o aroma correto tem o poder de nos proporcionar sensações vívidas e concretas. Tenho um amigo que chorou copiosamente enquanto andávamos pelas ruas centrais da cidade. Quando lhe perguntei o que tinha acontecido, ele me disse que havíamos passado por uma mulher que usava o mesmo perfume que a sua ex-esposa, de quem havia se separado recentemente.

Mas, apesar de o exemplo de memória olfativa citada ser recente à época para o meu amigo, várias pesquisas científicas apontam que a olfativa é a mais segura das memórias do ser humano, pois as primeiras associações olfativas que fazemos, geralmente são as que ficam.

Por essa razão, os cientistas acreditam que esse pode ser o caminho para o tratamento de doenças mentais como demência e depressão. Durante os estudos, os cientistas perceberam que a memória olfativa, apesar de trazer a tona recordações muito antigas, tal fato não impedia que as pessoas, essas com mais de 75 anos, as descrevessem de maneira excepcionalmente detalhada, afirmando que tinham a sensação de terem subitamente voltado no tempo.

Para mim, os cheiros mais marcantes são os da pólvora, que me fazem lembrar da primeira vez que participei de um campeonato de tiro esportivo e o dos Charutos Cohiba, que me trazem vívidas recordações da casa avareense do meu amigo Fábio. Não posso deixar de mencionar ainda, o cheiro de livro novo, que sempre me faz lembrar do box de O Senhor dos Anéis, que ganhei da minha Mãe, no Natal de 2001.

Previous EDITORIAL: Paciência histórica
Next Eduvale promove edição especial de Jogos Universitários Empresariais