O Google que tudo sabe (II)

O Google que tudo sabe (II)

Nessa coluna AQUI, publicada em 22 de abril de 2018, ou seja, há praticamente um ano, contei que o Google, “além de dominar o upload de vídeos com o YouTube e ser o provável responsável por guardar em seus servidores, uma quantidade absurdamente gigantesca de suas fotos – sim, até aquelas que você não publicou na rede mundial de computadores, ele sabe exatamente onde você está ou foi. Eles também sabem se você foi de avião, carro, bicicleta, navio ou etc. Impressionante. Todas essas informações estão disponíveis numa página mantida pela própria Empresa, e você pode acessá-las clicando A Q U I, bastando para tanto, estar logado”.

Seguindo essa própria linha de raciocínio, sigo com o assunto adiante: Essa semana, recebi um e-mail da Empresa de Larry Page e Sergey Brin, contando que no mês de março, andei 6 KM, passei 40 horas num veículo e que faltam apenas 122,02 mil KM para que eu atinja uma distância que seria suficiente para me levar à Lua. Interessante!

Outros dois apontamentos curiosos trazidos no referido e-mail, são que já estive em 21 cidades dentro do território nacional e visitei 165 locais desde que ativei o meu Histórico de localização.

Após essas informações, ainda posso clicar num botão e ver mais informações curiosas sobre a minha vida, que eu mesmo desconhecia.

Para muitas pessoas, em especial para o povo preocupado com suas informações pessoais, isso pode ser deveras assustador, então o Google traz um textinho simplório e em letras miúdas no rodapé do já citado e-mail, informando o seguinte: “Você recebeu este e-mail porque ativou o Histórico de localização nessa Conta do Google e visualizou sua linha do tempo no Google Maps. Se não quiser receber resumos mensais sobre sua linha do tempo, cancele a inscrição aqui.”

Nós, que sabemos a real, temos plena consciência de que desativar a coleta de informações não resolve absolutamente nada. A única coisa, é que a Empresa finge que parou de fazê-lo.

Previous Maior avião do mundo decola pela primeira vez
Next Podcast 43