VÍDEOS: Curiosidades sobre Brasília e a Presidência da República

VÍDEOS: Curiosidades sobre Brasília e a Presidência da República

Conheça o interior do Airbus A319 CJ, o avião presidencial da República Federativa do Brasil.

A residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil, o Palácio da Alvorada, foi inaugurada em 30 de junho de 1958. O primeiro presidente a morar na casa, construída especialmente para receber os chefes de estados da nação, foi Juscelino Kubitschek. Com traços modernos de Oscar Niemayer, o palácio é considerado uma das mais importantes obras da arquitetura do país. Assista ao vídeo é conheça por dentro o Palácio da Alvorada.
O Rolls Royce do Presidente da República
Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores e tem como objetivo representar o Brasil no resto do mundo. O projeto de Niemeyer é uma verdade obra de arte, e que recebe outras centenas de obras de arte dentro e fora do prédio. O Itamaraty foi projetado com auxílio de diplomatas para garantir as necessidades da função, e o trabalho foi tão bem feito que nunca precisou de qualquer reforma estrutural ou adaptação no projeto.
Brasília foi inaugurada aqui. Mesmo aparecendo todos os dias no noticiário, muita gente não conhece tudo o que a Praça dos 3 poderes oferece para o visitante. Museus, obras de arte, curiosidades. Dá um play e e me diz o que achou, beleza? PS: são 26.000 m2 de área!
Água de beber! O clássico da bossa nova nasceu no Catetinho. O palácio de tábuas foi a residência provisória do presidente da república e é cheio de causos e histórias. No meio do cerrado, o Catetinho é a primeira construção de Brasília e hoje é um museu que vale a pena conhecer!
Brasília é mesmo uma cidade espetacular. A partir de hoje o #MinhaBrasília estreia a série MinhaBrasília: Entre Asas e Eixos, que vai mostrar para todo o mundo que Brasília tem muito a oferecer. Infelizmente, a maioria dos brasileiros associa a Capital do país a uma mera cidade administrativa ou mesmo um berço de corrupção. Acontece que Brasília e uma cidade como qualquer outra (com o diferencial de ser muito mais bonita!) cheia de histórias, pessoas, cultura, atrativos e possibilidades. O Minha Brasília: Entre Asas e Eixos é uma oportunidade para apresentar a cidade. Quem é de fora vai descobrir os encantos da Capital e quem é daqui vai se encher de orgulho. Neste primeiro episódio, a Catedral Metropolitana de Brasília com toda sua beleza cheia de significados. Clique no play e aproveite!
O Templo da Boa Vontade é o maior templo ecumênico do mundo e recebe mais de um milhão de visitantes todos os anos. O local de meditação é um refúgio de paz bem no centro de Brasília. Dá um play e diz o que achou, beleza?
Por muito tempo, o Palácio do Itamaraty organizou jantares de Estados para as autoridades estrangeiras e locais em visitas oficiais. Atualmente, adotou-se o almoço como o momento em que os presidentes, empresários e demais convidados confraternizam e discutem mais informalmente os assuntos relacionados àquela visita. Conheça cada detalhe da organização de um almoço de Estado, desde a lista de convidados, a disposição dos lugares e o cardápio servido.
Entenda as diferenças entre visita de Estado e Oficiais
Ao receber a visita de um chefe de Estado no Brasil, é comum a troca de presentes entre a presidenta brasileira e a autoridade estrangeira. Este momento acontece no Palácio do Itamaraty, na sala Dom Pedro, geralmente antes do almoço que o Estado brasileiro oferece à comitiva estrangeira.

Previous Podcast 21
Next José Renato Fusco no Papo Desquina 68