Fazer arte dá trabalho!

Fazer arte dá trabalho!

Tem gente que diz que artista é vagabundo, afirmação com a qual eu realmente não posso concordar, por uma série de motivos.

Vamos falar somente de um segmento das artes, para facilitar a compreensão, mas o argumento vale para todos, praticamente.

No caso da música, por exemplo, o artista precisa de horas, dias ou meses para compor alguma coisa realmente boa, a depender de sua inspiração.

Posteriormente as pesquisas de assunto, vem a parte de colocar a coisa no papel efetivamente. Quando a letra fica pronta, é hora de “musicar” aquela letra, ou seja, criar para ela, uma melodia.

Quando essa fase se esvai, os demais integrantes de uma banda vão dedicar horas e horas a fio para treinarem a execução daquilo, até que fiquem bons o suficiente para apresentarem-se em público.

Após, caso a música seja realmente boa mesmo, será gravada e fará parte de um disco ou disponibilizada na internet para ser baixada gratuitamente ou não, a depender das pretensões de cada artista.

Você já deve ter percebido que a coisa toda não é tão simples, e que um “vagabundo” jamais daria conta do recado, certo? Mas ainda tem mais: Há toda uma indústria por trás das artes, para fazer as coisas acontecerem.

No caso do exemplo usado acima, teremos a indústria de instrumentos, cabos, caixas de som, pedais, amplificadores, microfones, técnicos de som, de palco, de mesa, pessoal de apoio e etc e tal, ou seja, esse povo pode ser tudo, menos “vagabundo”.

Isso sem contar ainda, que o que seria de nós sem as artes como um todo? Somos apenas um pouco mais inteligentes que os macacos (embora haja dúvidas nada pontuais sobre isso!), e a capacidade de expressão complexa é justamente uma das poucas características que nos diferenciam dos nossos amigos peludos e comedores de banana!

Já que estamos falando de música, aqui vão os links de cinco discos matadores do bom e velho rock, para animar o dia de vocês:

1) There Is Nothing Left To Lose – Foo Fighters – AQUI

2) Sonic Highways – Foo Fighters – AQUI

3) Live at River Plate – AC/DC – AQUI

4) The Extremist – Joe Satriani – AQUI

5) Rocket Man (Number Ones) – Elton John – AQUI

Previous Universitários do Direito Eduvale são aprovados no Exame da OAB
Next Porque vivemos em uma sociedade beligerante?