Rotary Club de Avaré comemorou 61 anos

Rotary Club de Avaré comemorou 61 anos

O Rotary Club de Avaré comemorou seus 61 anos na noite do último dia 20, quando os rotarianos e seus convidados compareceram na Sede do Clube, para participarem da quarta reunião Festiva do ano.

Na oportunidade, os presentes comemoraram ainda, os 113 anos do Rotary International, entidade responsável por gerir todos os Clubes do mundo, em última instância.

Fizeram uso das palavras os companheiros Cássio Ferreira, que explanou sobre os 61 anos de nossa Casa e Clóvis Felipe Rodrigues, que falou sobre a Fundação Rotária.

Em seguida o médico Dr. Claudio Nardinelli, Diretor da UTI da Santa Casa de Avaré, fez uma belíssima apresentação sobre os 20 anos de existência da UTI.

A implantação da UTI, no valor de 200 mil dólares em 1998, só foi possível graças à união dos três Rotary Clubs de Avaré que conseguiram parceria internacional e se empenharam na realização do projeto “UTI-Uma Esperança de Vida”.

 

 

Em nossos 60 anos…

No dia 14 de novembro de 1956, no Centro Avareense, os companheiros João Passos (representando o Governador Victor Mayerá Jr., do então Distrito 461), Jurandir Trench, João Leopardi e José Paulino, todos do Rotary Club de Botucatu, deram inicio à formação do Rotary Club de Avaré.

Dia 11 de fevereiro de 1957, às 13 horas, no Hotel Oásis, foi entregue a Carta de Admissão em Rotary International.

A partir dessa data, o Rotary Club de Avaré vem repetidamente marcando presença na vida avareense. Dentre tais fatos, destacam-se as seguintes realizações: Criação da EMAPA, fundação da APAE de Avaré, trabalho para a instalação da rede telefônica automática de Avaré; fundação do COSA, criação da Feira das Nações, Instalação do CEFAM, participação na elaboração e concretização do Projeto UTI – Uma Esperança de Vida, dentre outros.

Nesse meio tempo, 55 rotarianos ocuparam a presidência do Clube, sendo que o primeiro foi Plínio de Almeida Fagundes.

Os únicos a ocuparem o cargo mais de uma vez foram os Companheiros Mauro Righi Neto, nos anos de 67/68 e 81/82, Paul Anton Josef Bannwart, em 70/71 e 02/03, Paulo Antônio Salim Curiati, em 83/84 e 98/99, Mário Rotelli, em 92/93 e 96/97 e Cássio Jamil Ferreira, em 95/96 e 03/04.

O Clube foi presidido por mulheres em apenas 7 oportunidades, sendo que a primeira foi Zoé Mengual Peppe, em 99/00.

Durante os seus 60 anos, nossa Casa fora presidida por dois companheiros que viriam a se tornar Governadores Distritais. Em 79/80 o Companheiro Luiz Zanforlin Neto comandou o Clube, sendo que em 83/84, assumiu a governadoria. Já em 1997/98, foi a vez de Clóvis Rodrigues Felipe presidir o Rotary Club de Avaré. Onze anos depois, em 09/10, ele também governaria o nosso Distrito 4.620.

Já o ano de 2017/18 foi inédito no sentido de que o Companheiro Presidente José Renato Fusco tinha somente 29 anos no ato da posse, sendo o rotariano mais novo e com menos tempo de Casa a assumir a função. Ele é o 56º presidente do Rotary Club de Avaré.

Texto de José Renato Fusco e Ursula Gemperli | Fotos de Dorival Dionizio Gomes – Da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Avaré

Previous Rotary Club de Avaré recebe homenagem pelos 20 anos da UTI da Santa Casa de Avaré
Next Universitários do Direito Eduvale são aprovados no Exame da OAB